Ser humano pode contrair "dois resfriados" ao mesmo tempo

do New York Times

Uma pessoa pode contrair dois resfriados ao mesmo tempo.

O rhinovírus causador da maioria dos casos de resfriado comum vem em muitas variações --no mínimo 99. Como resultado, há muito tempo se especula que uma pessoa possa ficar doente com mais de uma variação do vírus do resfriado ao mesmo tempo. Porém, estudos recentes sobre essa enfermidade e seu comportamento no corpo humano vêm revelando algumas surpresas.

Em um estudo publicado na "Science" neste ano, uma equipe de pesquisadores mostrou que, quando duas variações do vírus infectaram uma pessoa, elas podiam se unir e trocar material genético em um processo chamado de recombinação; antes, acreditava-se que esse processo era impossível de ocorrer no rhinovírus. O estudo demonstrou que, na estação propícia a gripes e resfriados, quando muitas variações estão circulando, a recombinação poderia fazer com que novas variações surgissem rapidamente.

Entretanto, não está clara a frequência com que esse fenômeno ocorre. Em outro estudo publicado neste ano no "PLoS One", jornal online de acesso livre, cientistas da China acompanharam 64 crianças com resfriados e descobriram evidências de eventos de recombinação e o que eles chamaram de "infecções triplas": crianças que traziam uma variação do vírus do resfriado e outros vírus respiratórios, como influenza ou adenovírus. No fim, apenas uma pequena fração delas trazia diferentes variações do rhinovírus.

No aspecto prático, não há evidências de que apresentar duas variações do vírus do resfriado necessariamente resulte em sintomas mais graves ou persistentes. Na verdade, estudos mostram que, em até um quarto dos casos em adultos, uma infecção por vírus do resfriado não resulta em sintoma algum.

Nenhum comentário: