As piores enchentes do mundo nos últimos 10 anos

Haiti - 2,6 mil mortes (2004): em maio uma devastadora enchente atingiu o norte do Haiti. Fruto de uma tempestade tropical, as chuvas torrenciais fizeram com que os rios transbordassem no país, levando destruição e caos a diversas cidades litorâneas. Segundo o governo, foram contabilizadas 2,6 mortes e centenas de desabrigados.



Paquistão - 1,9 mil mortes (2010): Em junho, chuvas torrenciais sem precedentes causaram inundações devastadoras no Paquistão, deixando mais de 1,9 mil mortos e outras cinco milhões de pessoas desabrigadas. As enchentes danificaram ao menos 3,5 milhões de hectares de terras agrícolas, aproximadamente um quinto da terra cultivada do país.


China - 1,7 mil mortes (2009): Embora a China enfrente chuvas torrenciais a cada verão, as inundações ocorridas em maio passado foram as piores em mais de uma década. Um dos principais rios do país, o Yangtze, subiu 15% a mais do que na média, destruindo casas e plantações e deixando 1,7 mil mortos.


Índia - 1,1 mil mortes (2005): enchentes recordes na Índia deixaram 2,5 milhões de desabrigados e outras 1,2 mil vítimas fatais, a maioria de mulheres e crianças. A tragédia dificultou o abastecimento de água potável na região. Com isso, muitos indianos foram forçados a beber água contaminada já que a maioria das fontes estava suja de lama e lodo. No anterior, o país já tinha contabilizado 900 mortos em decorrência de outra grande enchente. Mais duas enchentes nos anos de 2008 e 2009 deixaram ao menos dois mil mortos e 10 milhões de desabrigados. Ao todo, entre 2005 e 2009, a Índia contabilizou 4 mil mortes decorrentes das enchentes.


Bangladesh - 1,1 mil mortes (2007): A estação de monções no sul da Ásia, que vai de junho a setembro, chegou com força em 2007 em Bangladesh, causando enchentes e deslizamentos que vitimaram 1,1 mil pessoas. Cheias nos rios afetaram também a Índia, e o Nepal. Estima-se que mais de 19 milhões de pessoas ficaram desabrigadas ou isoladas devido às chuvas nessas regiões.


China - 793 mortes (2002): as fortes chuvas que atingiram o gigante asiático elevaram o nível de uma dos maiores lagos do país, o Dongting. O transbordamento do lago causou inundações em regiões vizinhas. Ao menos 793 pessoas morreram e outras 700 mil ficaram desabrigadas.

Nenhum comentário: