Número de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina passa de 200 mil

Novo relatório da Defesa Civil contabilizou nesta quinta os atingidos em Jaraguá do Sul e Orleans

Um novo relatório da Defesa Civil, anunciado às 16h esta quinta-feira, apontou números cada vez maiores de pessoas afetadas pelas chuvas em Santa Catarina. Passam de 200 mil em 25 cidades do Estado. 
O último número, anunciado ao meio-dia, contabilizava 160 mil.

A cidade de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, é a segunda mais atingida de Santa Catarina. 30 mil pessoas sofreram alguma consequência das chuvas torrenciais. No Sul, a cidade de Tubarão registrou mais 9 mil e Orleans 5 mil pessoas nos últimos dias. O número pode aumentar.

As cidades do Norte, como Joinville e Corupá, ainda sofrem com as chuvas desde a última madrugada e a Defesa Civil não sabe estimar ainda quantas pessoas foram prejudicadas. O número de desalojados em todo o Estado chega a quase 5 mil.

Até às 16h desta quinta, 11 cidades decretaram estado de emergência: Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Imaruí, Jaraguá do Sul, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Pedras Grandes e Siderópolis. As cidades de Schroeder e Guaramirim devem decretar estado de emergência nesta quinta. O rio Oriente subiu e deixou pelo menos 150 casas alagadas na região.

Região mais afetada

A região Sul foi a mais afetada do Estado. Só em Criciúma, foram 2,4 mil pessoas que ficaram desalojadas (que foram para casa de amigos ou parentes) e 200 desabrigadas (que necessitam de abrigo temporário). Das 160 mil pessoas afetadas no Estado, 150 mil são da região Sul.


Confira no mapa as cidades catarinenses afetadas pela chuva:

Nenhum comentário: