ONU CONFIRMA: 2010, o ano mais quente jamais registrado

O ano de 2010 foi classificado como o mais quente já registrado – em conjunto com 2005 e 1998 – de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O organismo internacional também afirmou que no ano passado também se registraram um grande número de eventos meteorológicos extremos, incluindo a onda de calor na Rússia e as devastadoras inundações no Paquistão.

Em 2010, a temperatura média global foi de 0,53 graus Celsius acima da média para o período 1961-1990, o período de referência para a OMM.
Além disso, a capa de gelo do Ártico em dezembro de 2010 foi a menor já registrada, com uma extensão média mensal de 12 milhões de quilômetros quadrados, 1,35 milhão de quilômetros quadrados abaixo da média de 1979-2000 para o mês de dezembro.
“Os dados de 2010 confirmam tendência do significativo aquecimento da Terra em longo prazo”, disse o Secretário-Geral da OMM, Michel Jarraud. “Os 10 anos mais quentes já registrados ocorreram desde 1998”.
A OMM afirmou que 2010 foi um ano “excepcionalmente quente” em grande parte da África e sul e oeste da Ásia e na Groenlândia e no Canadá Ártico, com muitas partes dessas regiões tendo o ano mais quente já registrado. O mês de dezembro foi excepcionalmente quente no leste do Canadá e Groenlândia.
Ao mesmo tempo, foi “anormalmente frio” em grande parte do norte e oeste da Europa, com temperaturas médias mensais em até 10 graus Celsius abaixo do normal em alguns locais na Noruega e na Suécia. Muitos lugares na Escandinávia tiveram o dezembro mais frio em seus registros. O mês de dezembro no centro de Inglaterra foi o mais frio desde 1890, e foi mais frio do que a média em grande parte da Rússia e no leste dos Estados Unidos.
Eventos meteorológicos extremos
O ano passado também foi marcado por um grande número de eventos meteorológicos extremos, afirma a OMM, incluindo a onda de calor na Rússia e as inundações das monções que afetaram 20 milhões de pessoas no Paquistão.
A agência também destacou uma série de eventos climáticos importantes no final de 2010 e início de 2011, incluindo as enchentes de janeiro, que afetaram mais de 800 mil pessoas no Sri Lanka, as inundações que resultaram em mais de 700 mortos perto da cidade brasileira do Rio de Janeiro e as graves inundações no leste da Austrália, que deverão ser o pior desastre natural na história desse país.
As informações apresentadas pela OMM são compiladas com a participação de membros da agência em 189 Estados, e têm como base dados climáticos gerados por estações terrestres, navios e também via satélite.

Nenhum comentário: