Saiba como exercitar sua solidariedade e o que doar

Numa situação de calamidade pública, a solidariedade é extremamente importante e se expressa principalmente na doação de alimentos, medicamentos, agasalhos e outros objetos essenciais. Nesse caso, a informação adequada a quem quer ajudar é essencial. Confira abaixo dicas que podem ser bastante úteis:  

• Antes de doar, informe-se, com a autoridade que está organizando a coleta, sobre quais são os itens mais necessários para aquela situação específica.  

• Se possível, leve em consideração os traços culturais e geográficos da população que vai receber sua doação. 

• Só doe medicamentos caso as autoridades públicas tenham solicitado.   

• Não doe medicamentos com o prazo de validade vencido, nem sobras de medicamentos que estejam abertos, especialmente os líquidos. O estado de conservação dos medicamentos e a exposição ao ambiente (luz, umidade, calor) podem ter alterado a eficácia e a segurança dos  mesmos.  

• Não doe alimentos fora do prazo de validade. Para que sua doação chegue a tempo e as autoridades consigam organizar a  logística de distribuição, é preciso que o alimento tenha, no mínimo, 3 meses de prazo de utilização, antes do vencimento.  

• Não doe alimentos perecíveis, ou seja, aqueles que se estragam em curto prazo, especialmente os congelados e resfriados.  

• Nos primeiros momentos que se seguem a uma tragédia, priorize a doação de alimentos que não necessitem de manipulação ou preparo. Lembre-se que pode haver falta d’água e de infra-estrutura básica para o preparo dos alimentos.  Farinhas, barras, cereais em flocos, sucos industrializados, leite UHT (de caixinha, que não precisa ser fervido), sardinha ou atum em conserva, conservas de vegetais e frutas e água mineral estão entre os itens mais apropriados para se doar nesse momento.    

• Numa segunda etapa, em que as comunidades começam a se estabilizar, pode ser priorizada a doação de alimentos que, embora não sejam perecíveis, necessitam de preparo, como arroz, feijão e macarrão.  

Nenhum comentário: