Consumo moderado de chocolate pode ajudar a protejer o coração

"Consumo diário de chocolate não deve ser superior a 30 gramas por dia, o equivalente a uma barra. O mais indicado é o amargo, que possui menores quantidades de gordura e açúcar e quantidades significantes de antioxidantes"

Aliado a sensações de prazer e bem-estar, rico em carboidratos e excelente fonte de energia, o chocolate também beneficia a saúde do coração, pois contém flavonoide, substância antioxidante presente na semente do cacau. Quando absorvido, a substância ajuda na redução da formação de placas de gordura e diminui a oxidação do colesterol ruim beneficiando o funcionamento do coração.

Relatório apresentado pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos, afirma que o chocolate ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco e diminui a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos capilares.
O chocolate e o cacau em pó também contém ainda minerais como cromo, ferro, magnésio, sódio, fósforo e potássio, e também vitaminas A, B, C e D. A semente original apresenta quantidade significativa de vitaminas E e B, mas com a adição dos outros ingredientes, essas vitaminas encontram-se em baixas quantidades no chocolate. E nessa época do ano, é possível observar uma ampla variedade de chocolates, que para alcançarem essas fórmulas requerem adição extra de manteiga de cacau. Com ela é possível moldá-los de acordo com as necessidades culinárias e por isso é importante ter atenção com a quantidade consumida.




Mitos e verdades

Mito: O consumo de chocolate, ao contrário do que comumente se diz, não causa dependência do organismo. Na verdade, um estudo mostrou que as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comê-lo;


Verdade: O chocolate contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, que gera um efeito energético que incide sobre a concentração e a capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas.

Nenhum comentário: