Como preparar seu filho para empreender?


Valores importantes, que podem fazer de um futuro empreendimento um sucesso, podem ser fomentados em casa

Eles já não buscam mais o emprego estável. Querem enfrentar desafios, fazer o que gostam e se realizar pessoal e profissionalmente. Os jovens da geração Y chegam cada vez mais ao mercado de trabalho sem muita disposição para encarar uma carreira burocrática e com o impulso de empreender.
Os pais que quiserem preparar seus filhos para este desafio desde cedo podem incentivar o desenvolvimento de certas características que os ajudarão no futuro, como a autoconfiança, o poder de decisão e a capacidade de interpretar os erros de forma construtiva.
"Quando as crianças aprendem a praticar a chamada postura empreendedora cedo, possivelmente terão mais oportunidades de ser protagonistas das próprias vidas, poderão fazer escolhas com mais propriedade, aprenderão a se conhecer melhor, a posicionar suas ideias, e estarão mais abertos às ideias dos outros”, diz a consultora do Sebrae-SP, Ana Paula Sefton.
Confira a seguir algumas dicas dos especialistas para despertar o espírito empreendedor no seu filho:
1. Incentive a autonomia e o questionamento
Conforme a idade do seu filho, permita que ele tome certas decisões por conta própria, ajudando-o a analisar cada situação e a buscar o que deseja. Ana Paula ressalta que o pai deve considerar o ritmo do filho, “para que o aprendizado tenha significado e seja construído junto à criança ou jovem, e não imposto pelos adultos.” Já Fernando Dolabela recomenda que os pais ajudem os filhos a analisar constantemente o que está à sua volta para trabalhar a criatividade. “Pergunte a ele o que ele mudaria em um brinquedo ou no videogame, como poderia ser a sala de aula onde ele estuda, o que passa na televisão, no mundo”.
2. Ensine-o a definir objetivos e conquistá-los
Pais e familiares podem sugerir atividades à criança ou ao jovem que desenvolvam comportamentos empreendedores. Ajude-o a identificar um objetivo que seja de fato importante para ele naquele momento e ajude-o no planejamento para alcançá-lo. Incentive-o a pensar sobre o que será necessário fazer, quanto tempo deve levar e as parcerias que podem ser feitas para realizá-lo, além de refletir sobre os riscos que poderão surgir e como driblá-los. Mostre que as pessoas tendem a seguir modelos já existentes, que deram certo, mas que é possível tentar caminhos novos. “O pai deve mostrar que tudo está aí para ser transformado”.
3. Não imponha barreiras
Quem, quando criança, nunca respondeu à pergunta “o que você vai ser quando crescer”? 

Os pais tendem a moldar e influenciar a resposta ao longo do tempo. “Somos hábeis para impor limites”. Os pais tendem muitas vezes a desestimular a autonomia e a criatividade dos filhos. A pergunta que, deve ser feita com maior frequência é “qual o seu sonho?”. Os pais devem entender que os filhos podem e devem correr certos riscos. Mesmo que uma situação não tenha trazido bons resultados, pode mostrar que as atitudes têm consequências. Lembre-se de que as ações dos pais também servem de exemplo aos filhos. 


4. Fomente a colaboração


Dois ou mais filhos, com amiguinhos ou primos, podem desenvolver noções de empreendedorismo juntos. Este exercício elimina o pensamento individualista e a competitividade em excesso que pode se tornar egoísmo. 
A competição é saudável quando considera o respeito ao outro e quando cria oportunidade de crescimento coletivo. Em vez do raciocínio “ganha-perde”, que tal propor o “ganha-ganha”?” Nestas situações, aspectos como cooperação, ética, confiança, planejamento e persistência podem ser trabalhados. 
O aprendizado com os erros também é um exercício importante. Se o adulto pune o erro verbalmente ou através de alguma ação, a criança ou o jovem terá dificuldade para tentar outra vez.


“Se for mostrado a ele que tem a oportunidade de avaliar o motivo do erro e tentar novamente, procurando não cometer os mesmos enganos, provavelmente essa criança ou jovem terá mais confiança em si e persistência para seguir em frente e conquistar seu objetivo”.



Nenhum comentário: