Dormir tarde pode significar mais pesadelos

Se você é daqueles que adora dormir tarde, pense bem: um novo estudo sugere que o sono atrasado pode ter um lado sinistro. 

Pessoas que adormecem muito tarde podem ter um risco maior de ter pesadelos.

Especialistas estão intrigados com a ideia de que o ciclo corporal de uma pessoa, conhecido como ritmo circadiano, pode estar vinculado a pesadelos.

Porque tipos noturnos relatam mais pesadelos é um mistério. Os autores do estudo apontam para trabalhos anteriores que descobriram que estes indivíduos podem ser mais propensos a ter transtornos de humor e estilos de vida estressantes. Outros cientistas encontraram uma associação entre transtornos de humor, como depressão, e problemas de sono.

Pessoas que dormem tarde e acordam cedo têm mais probabilidade de experimentar déficit de sono e compensá-lo nos fins de semana, dormindo mais. Assim, poderiam sentir mais sono REM, a fase do sono caracterizada por movimentos rápidos dos olhos, aumento da atividade cerebral e sonhos vívidos.

Também, os pesquisadores teorizam que um hormônio do estresse chamado cortisol pode estar envolvido. O hormônio normalmente atinge seu pico no corpo pela manhã, pouco antes de alguém acordar. É também nessa época que os ciclos do sono REM atingem seu pico. A ideia é que, se o seu sono for deslocado, você pode dormir quando seu cortisol estiver elevado, o que pode levar a pesadelos ou sonhos bizarros e vivos.

Fonte: Live Science

Nenhum comentário: