Natal: Impostos podem representar mais de 78% do preço do presente

InfoMoney Por: Gladys Ferraz Magalhães

SÃO PAULO – Em razão dos impostos, neste Natal, o consumidor pode chegar a pagar três vezes mais por um produto, segundo o advogado, mestre e especialista em tributos e diretor  do escritório Edson Pinto Advogados, Edson Pinto.

Segundo ele, baseado em levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), dentre os presentes mais comuns nesta época do ano, é sobre o perfume importado que há a maior incidência de tributos, de 78,43%.

“Por isso, é imprescindível a realização da tão sonhada reforma tributária, que visa diminuir essa carga, simplificar o sistema de tributo, incentivar a produção, geração de emprego e o consumo”, diz o advogado.

Outros produtos
Ainda segundo o advogado, o Brasil possui a maior carga tributária entre os países emergentes, sendo que o peso dos impostos no bolso do cidadão chega a 36,08%.

Dentre os tributos, pelo menos cinco estão presentes na maior parte dos produtos. São eles: IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS/Cofins (Programa de Integração Social) e Imposto de Importação.

Confira abaixo tabela com produtos cujos tributos respondem por mais da metade do preço:

Tributação sobre os produtos
Produto% de tributos
Perfume importado78,43%
Micro-ondas59,37%
Cosméticos54,88%
Relógio53,14%
Batom51%
Joias   50,44%
Aparelho de DVD50,39%
Fonte: IBPT

Nenhum comentário: