Fumar na gravidez pode danificar vasos sanguíneos do bebê

As mulheres já têm motivos suficientes para não fumar, mas uma pesquisa destacou um a mais durante a gravidez: fumar enquanto espera uma criança pode danificar os vasos sanguíneos do bebê.

Cientistas holandeses analisaram mais de 250 crianças. Quando as crianças completaram 4 semanas de idade, suas dimensões corporais e funções pulmonares foram medidas. Ao mesmo tempo, os pais preencheram questionários sobre fatores como tabagismo durante a gravidez.

Quando as crianças completaram 5 anos, os pesquisadores usaram ultrassom para medir a espessura e flexibilidade de suas artérias carótidas, os grandes vasos sanguíneos do pescoço que fornecem sangue ao cérebro. Eles também coletaram informações atualizadas sobre tabagismo de seus pais.

As paredes das artérias carótidas nas crianças de 5 anos cujas mães fumaram durante a gravidez eram cerca de 19 mícrons mais grossas – aproximadamente 1 a 2 vezes a espessura de um pedaço de fita cassete – e 15% mais rígidas do que as crianças cujas mães não fumaram.

Se ambos os pais fumaram enquanto o bebê estava no útero, as artérias carótidas da criança ficaram quase 28 mícrons mais grossas e 21% mais rígidas.

Estas mudanças podem indicar danos aos vasos sanguíneos, que por sua vez podem afetar a sua função.

Os cientistas não encontraram efeito caso apenas o pai fumou durante a gravidez, ou caso a mãe só começou a fumar após o parto. O estudo aponta que o fumo durante a gravidez tem um papel independente, embora os cientistas saibam que a exposição das crianças a fumaça passiva é prejudicial em muitas outras áreas.

A pesquisa é mais uma evidência para a importância da cessação do tabagismo, em particular, entre as famílias com filhos pequenos e aquelas que planejam ter filhos.

Fonte: WebMD

Nenhum comentário: