Vitamina A pode prevenir câncer de pele


Suplementos de vitamina A podem ajudar a evitar o melanoma, o mais grave tipo de câncer de pele, segundo pesquisa publicada no Journal of Investigative Dermatology. Os próprios pesquisadores, porém, ressaltam que ainda é muito cedo para fazer qualquer recomendação sobre ingerir a vitamina para reduzir o risco da doença, já que ela pode ser tóxica em altas doses.

Saiba mais

MELANOMA
 O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma, que tem origem nas células produtoras de pigmento, os melanócitos. Se for detectado no início, a possibilidade de cura é grande. Em países desenvolvidos, 73% dos que recebem diagnóstico de melanoma estarão vivos em cinco anos. Já nos países em desenvolvimento, apenas 55% das pessoas que recebem o mesmo diagnóstico sobreviverão. Daí a importância de um check-up de pele anual, realizado por um dermatologista. Fonte: Lucia Mandel
O estudo, que durou cerca de seis anos, acompanhou os casos de 69.635 homens e mulheres, com uma média de 62 anos de idade. No fim da pesquisa, o câncer foi identificado em 566 pessoas. Os resultados mostraram que aqueles participantes que tomaram suplementos de vitamina A tiveram um risco 60% menor de desenvolver o câncer do que aqueles que não ingeriram.

Os efeitos dos suplementos de vitamina A foram ainda mais positivos em mulheres do que em homens, provavelmente porque eles são mais suscetíveis a danos na pele causados por radiação ultravioleta do que elas, segundo os pesquisadores. 
Apesar de a pesquisa ter observado que a vitamina A tem um papel importante na prevenção do melanoma, é muito cedo para adicionar pílulas da substância em dietas, a fim de diminuir a chance de contrair a doença. A vitamina é importante para visão, ossos e reprodução humana, mas ingerir altas doses dela pode ser perigoso, provocando intoxicação do fígado e dores nos ossos.


Fonte: veja.com.br

Nenhum comentário: