Técnica inédita em Blumenau inova no tratamento da calvície


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que metade da população masculina do planeta terá algum grau de calvície até os 50 anos. O problema não é uma preocupação exclusiva dos homens. Estudos da Academia Americana de Dermatologia mostram que, de um total de 2 bilhões de pessoas no mundo que enfrentam os efeitos da calvície, mais de 100 milhões são mulheres. No Brasil, ela atinge cerca de 40% da população feminina.

Para tratar os vários tipos de calvície, a inovação é o Microtransplante Capilar, realizado pela primeira vez em Blumenau no Hospital Santa Isabel pelo cirurgião plástico Leonardo Aguiar, que fez especialização em cirurgia plástica com o professor Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro (RJ).

A técnica consiste na retirada de um filete de cabelo da nuca. Este filete é dividido em unidades foliculares. Cada unidade pode conter um ou mais folículos de cabelo, composto pelo fio de cabelo, glândulas sebáceas e bulbo. Após a divisão, as unidades são implantadas na região calva da cabeça. Na parte em que houve a retirada do filete de cabelo, é feita uma sutura tricofítica que permite o crescimento do cabelo normalmente através da cicatriz.

O procedimento feito no Santa Isabel é conhecido como Megassessão de Microtransplante Capilar, pois foram implantados mais de cinco mil fios de cabelo de uma só vez em um paciente do sexo masculino.

A pessoa que deseja se submeter ao transplante capilar deve primeiro consultar um médico especialista para, primeiro, diagnosticar a causa da perda de cabelo e tratá-la de forma a evitar que continue. “O diagnóstico costuma ser rápido. O tratamento é medicamentoso e deve ser avaliado antes da cirurgia. Depois é feito o transplante”, explica o cirurgião Leonardo Aguiar. Qualquer pessoa pode se submeter ao procedimento, inclusive vítimas de acidentes e com sequelas de queimaduras que perderam cabelos ou sobrancelhas. “O transplante capilar é realizado em pacientes que estejam com a perda de cabelos controlada e possuam área doadora com densidade de cabelos suficiente para transplantar e obter o resultado desejado".

A cirurgia tem a duração de até sete horas. O tempo máximo de internação hospitalar é de 24 horas. A recuperação é rápida. Em até cinco dias o paciente volta a trabalhar, por exemplo. O cuidado maior é em não machucar a área doadora e a área receptora da cabeça.

Após uma semana, o fio de cabelo implantado cai, mas o bulbo permanece. Depois de três meses o cabelo volta a nascer. Em um ano, o resultado final torna-se perceptível. A média é de que entre 90% e 100% dos fios transplantados nasçam e renasçam, seguindo o ciclo normal. O cabelo mantém aspecto totalmente natural.

Nenhum comentário: