Gordura abdominal aumenta após a menopausa

Realizado com mulheres de 55 a 65 anos, estudo reviu conhecimento anterior sobre o assunto


Não importa se há ganho de peso ou não. O fato é que a redução do hormônio estrogênio após a menopausa faz as mulheres concentrarem gordura na barriga. Essa é a conclusão de um estudo recém-divulgado pela Sociedade Internacional de Menopausa. Realizado com mulheres de 55 a 65 anos, o estudo reviu alguns pontos do que se sabia anteriormente sobre o assunto.



— As flutuações hormonais há muito tempo são responsabilizadas pelo ganho de peso entre as mulheres de meia-idade, mas o que essa revisão demonstrou é que há uma mudança na forma em que a gordura é distribuída, conduzindo ao aumento de gordura na barriga. Assim, é um mito considerar que a menopausa por si só provoque o ganho de peso — diz o ginecologista Edimund Baracat, professor de ginecologia da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Baracat, o aumento de peso após a menopausa é uma consequência de fatores ambientais e do próprio envelhecimento.

— O estudo também observou que, ao contrário da opinião popular, a terapia hormonal com estrogênios não causa ganho de peso às mulheres e que há boas evidências de que essa terapia possa prevenir o aumento de gordura abdominal após a menopausa — afirma.
Outro alerta apontado pelo estudo é que mulheres obesas tendem a sentir mais gravemente os sintomas da pós-menopausa.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: