Novidade na Medicina: Implante cardíaco que se dissolve.

Novo 'stent' para desobstruir artérias é absorvido pelo corpo em até 2 anos.

Material é testado no Brasil e pode entrar no mercado em breve, diz médico





O Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, transmitiu na tarde desta quarta-feira (24), via satélite, uma cirurgia de um paciente de 33 anos que recebeu um implante (stent) bioabsorvível para desobstruir as artérias do coração e restaurar o fluxo sanguíneo. 

Cerca de 13 mil médicos que se reúnem em um congresso em Miami, nos EUA, vão poder assistir à operação em tempo real.

Dez médicos de uma equipe multidisciplinar serão envolvidos nessa cirurgia e em outras seis, que devem ser feitas ainda nesta quarta e transmitidas aos EUA. Além do homem de 33 anos, outros dois pacientes que já têm os stents vão passar por uma reavaliação, e mais cinco pessoas passarão por outros tipos de operação cardiovascular.

"Em contato com o sangue, esse componente duro vai se hidratando, ficando molinho e entra em um processo em que vira gás carbônico e água, que são absorvidos pelo corpo", destaca o médico.

De acordo com ele, a desvantagem dos stents metálicos é que eles são permanentes e, uma vez implantados, ficam no paciente até a morte. Além disso, em crianças, é colocado um implante para aquele tamanho de artérias e, à medida que elas crescem, o objeto se torna pequeno.

Outro problema das gerações anteriores de implantes é que, nos seis primeiros meses após a cirurgia, a região cicatrizava e poderia formar uma espécie de queloide – principalmente em pessoas diabéticas, com problemas renais e artérias mais finas –, o que causava dor no peito. Para corrigir isso, a segunda geração dos produtos veio com um remédio "antiqueloide", e o índice de problemas baixou de 30% para 5%. Agora, porém, esse risco desaparece totalmente, já que o stent some.


Fonte: G1

Nenhum comentário: