Chave para a felicidade: gratidão

Daqui a alguns dias será tempo de presentear com chocolates as pessoas mais próximas, de estar perto de sua família. Quando essa época chegar, encha seu coração de gratidão – afinal, de acordo com cientistas, essa é a maneira mais eficaz de atingir a felicidade.

De acordo com Todd Kashdan, professor de psicologia da Universidade George Mason, a gratidão e a alegria, que são respostas naturais de alguém que recebeu um presente, são ingredientes primordiais para quem quer ter uma vida mais feliz.

A pesquisa de Kashdan revela que o sexo da pessoa também influencia seu bem-estar. Os resultados indicaram que homens não expressam tanto a gratidão quanto as mulheres.

“Estudos anteriores sobre a gratidão mostraram que pode haver diferenças entre os sexos, na maneira com que o sentimento se manifesta. Então quisermos pesquisar mais, entender essa história a fundo. Mesmo sendo uma pequena diferença, ela pode mudar muito dos nossos conceitos” diz Kashdan.

Em um dos estudos, os cientistas entrevistaram jovens universitários e adultos mais velhos, pedindo para que eles descrevessem e avaliassem um episódio recente no qual eles receberam presentes. Os resultados mostraram que as mulheres, se comparadas com os homens, mostraram níveis de gratidão mais alto, e sentiam menos necessidade de retribuir. Homens, quando o presente era de outro homem, chegavam até a exprimir sentimentos negativos lembrando do episódio.

Para Kashdan, a maneira como nos socializamos, enquanto somos crianças, afeta a maneira como nos relacionamos com nossas próprias emoções depois de adultos. “Homens geralmente são ensinados a controlar suas emoções, a contê-las. Isso pode estar alterando o bem estar desses caras” explica o professor.

Kashdan diz que, se tivesse que apontar três elementos essenciais para criar sentido e trazer felicidade na vida, eles seriam: relacionamentos significativos, gratidão e viver o presente com mente-aberta e curiosidade. 


Fonte: [Science Daily]

Nenhum comentário: