Como dormir bem?

DORMIR BEM É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE. 


Para conseguir dormir bem e ter uma boa noite de sono recomenda-se não dormir durante o dia e praticar diariamente pelo menos 30 minutos de atividade física. A prática de exercícios físicos aumenta as horas de sono e diminui os despertares no meio da noite.

É importante ainda ir deitar-se sempre à mesma hora, não consumir alimentos estimulantes e evitar locais muito claros como shoppings, por exemplo.

Não conseguir dormir ou ficar acordando várias vezes durante a noite é ruim para o organismo, pois bloqueia a ação de uma série de substâncias químicas como a melatonina, hormônio do crescimento, noradrenalida, GABA, cortisol e TSH, por exemplo.

Essas substâncias são importantes para promover o descanso do organismo, retirando o cansaço e consolidam a a memória. Além disso, dormir mal pode abalar a resistência do organismo e favorecer a instalação de doenças.

Outras consequências de uma noite mal dormida são:
Mal humor;
Irritabilidade;
Dificuldade na aprendizagem;
Pouco crescimento nas crianças;
Lapsos de memória;
Cansaço físico;
Dores musculares;
Maior propensão ao desenvolvimento de doenças;
Risco cardíaco aumentado;
Diminuição da imunidade do corpo.

Quem tem dificuldade para pegar no sono deve usar uma máscara tipo tapa-olho ou conseguir deixar o quarto bem escuro investindo em cortinas grossas de cor escura. Um ambiente confortável e silencioso ajuda a pegar no sono e a ter um sono reparador.que é fundamental para a saúde.

Se você sofre com isso, fale com seu médico.





Nenhum comentário: