Exercícios para você fortalecer sua autoconfiança


Construir a autoconfiança: o que é?

Quando você sente muita falta de confiança em si mesma, a baixa auto-estima e as dúvidas a respeito de sua própria capacidade podem causar impacto em todos os aspectos de sua vida, impedindo que você desfrute das coisas boas e atinja seus objetivos. A boa notícia é que a auto-confiança pode ser aprendida. Na verdade, é como fortalecer um músculo: tudo o que precisamos é de exercícios. Quando são praticados regularmente, os exercícios de construção da autoconfiança – como as técnicas de visualização – podem ser um método eficaz para aumentar sua auto-estima e ajudá-la a ganhar confiança.


Como funciona?

Muitos exercícios para construir a autoconfiança são variações sobre o mesmo tema: ficar em pé, fechar os olhos e imaginar um círculo onde você possa entrar, e dentro dele, sentir-se poderosa, capaz de fazer as coisas arriscadas que não faria normalmente. Assim, você pode se despedir dos pensamentos negativos e da ansiedade, tomar coragem e entrar no “círculo mágico”. Outros exercícios também ensinam a “sentir” uma platéia e a usar técnicas de respiração e relaxamento para controlar a timidez e o medo.
Quando são usados?

Os problemas mais comuns que andam de mãos dadas com a falta de confiança em si são:
  • Não se atrever a puxar conversa com estranhos.
  • Ansiedade na hora de falar em público, em reuniões ou na frente de um grupo de pessoas.
  • Colocar-se em situação inferior o tempo inteiro.
  • Ter muitas dúvidas a respeito da sua capacidade, e dizer “Não consigo” em vez de “Sim, consigo”.
  • Deixar que os outros menosprezem você.
  • Ser incapaz de dizer “Não!”
A confiança pode crescer com exercícios simples, que possibilitam enfrentar com novas armas as situações que são difíceis para você, como falar para uma platéia, discutir com o chefe ou tomar decisões sobre a sua vida.

Fonte: Discovery 


Nenhum comentário: