Veja os 10 problemas que o estresse traz às mulheres.


Homens e mulheres respondem ao estresse de formas diferentes. Mas alguns estudos mostram também que o estresse crônico pode custar mais caro para a saúde física e mental do sexo feminino. As informações são do site do Huffington Post.

Ao reagir a esta condição, o corpo libera hormônios como o cortisol, que é conhecido por impactar a pele e os sistemas imunológico e digestivo. E a resposta ao cortisol também se mostrou diferente entre homens e mulheres.​

O estresse pode afetar quase todos os sistemas do corpo, e pode prejudicar a saúde de maneiras que muita gente nem imagina. Veja, na lista abaixo, 10 destes aspectos:


1. Reduz o apetite sexual
A maior parte dos eventos que causam estresse, como começar um novo emprego ou mudar de cidade, diminuem a libido. Isso pode acorrer quando elevados níveis de cortisol suprimem os hormônios sexuais naturais do corpo.


2. Menstruação desregulada
O estresse agudo ou crônico pode alterar o equilíbrio dos hormônios, podendo fazer com que a mulher pare de menstruar, tenha períodos atrasados ou irregulares. Pesquisadores descobriram que mulheres em trabalhos estressantes têm 50% a mais de riscos de terem ciclos curtos do que as que ocupam posições mais tranquilas.


3. Acne
Níveis altos de cortisol no corpo causam um excesso de produção de óleo, o que contribui para o aparecimento de acne. Um estudo de 2003 mostrou que estudantes tiveram mais acne durante os períodos de provas, que aumentam o estresse.


4. Perda de cabelo
O estresse psicológico pode causar um desequilíbrio fisiológico que contribui com a perda capilar. O estresse pode interromper o ciclo de vida dos fios, causando a queda. Você pode notar as mudanças imediatamente após o período estressante, ou de três a seis meses depois.


5. Má digestão
O estresse prolongado pode impactar o sistema digestivo aumentando a acidez no estômago, o que causa a indigestão e o desconforto, além de contribuir para o desenvolvimento de úlceras. Reduzir o estresse é o segredo para manter a saúde do sistema digestivo.


6. Depressão
Mulheres são duas vezes mais propensas a viver uma depressão do que os homens, e uma pesquisa recente tem investigado as respostas ao estresse entre os sexos para explicar essa discrepância. Níveis elevados de cortisol que resultam do estresse crônico, que pode ser causado por um problema no trabalho ou uma dificuldade na vida pessoal, como uma morte ou um divórcio, podem motivar uma depressão.


7. Insônia
Muitas pessoas ficam revirando na cama pensando nos eventos do dia e problemas no trabalho. Sendo assim, não é surpresa que o estresse é uma das causas mais comuns de insônia, que pode trazer dificuldades de concentração, irritabilidade e falta de motivação.


8. Ganho de peso
Um estudo relacionou os altos níveis de cortisol a um maior peso na região da cintura, assim como à diminuição do metabolismo. O alto nível de estresse também está relacionado a um aumento do apetite para o açúcar, que também leva ao ganho de peso.


9. Diminuição da fertilidade
Embora sejam necessárias mais evidências para comprovar a relação entre o estresse e a fertilidade, estudos recentes mostraram que mulheres com altos níveis de alfa-amilase, uma enzima ligada ao estresse, tiveram mais dificuldade para engravidar. Mulheres com maior concentração da enzima durante o ciclo menstrual se mostraram 12% menos propensas a engravidar do que as que apresentaram uma concentração menor.


10. Aumento de risco de doenças do coração e derrames
De acordo com um estudo feito em 2012 com mais de 22 mil pessoas do sexo feminino, mulheres com muito estresse no trabalho se mostraram 40% mais propensas a viver um evento cardiovascular (como um ataque cardíaco ou derrame). Os derrames são mais comuns entre pessoas com estilo de vida estressantes. 


Fonte: Reuters

Nenhum comentário: