Sexo pode aliviar enxaqueca


A clássica desculpa “hoje não, estou com dor de cabeça” pode estar com seus dias contados: de acordo com estudo recente, sexo pode ajudar a aliviar enxaqueca e cefaleia em salvas (o tipo de dor de cabeça mais forte que se conhece).
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Münster (Alemanha) reuniu dados de 400 pessoas com um dos dois tipos de dor de cabeça que estavam fazendo tratamento nos últimos dois anos. Entre os que sofriam de enxaqueca, 34% relataram que faziam sexo mesmo quando estavam com dor; destes, 60% relataram que sentiam alívio (sendo que 70% disseram sentir alívio moderado ou completo) depois da relação. 33%, contudo, relataram piora na dor.
Já entre os pacientes com cefaleia em salvas, 31% faziam sexo mesmo durante os ataques de dor; 37% relataram alívio (moderado ou completo em 91% desses casos) e 50% relataram piora. O uso do sexo como “terapia” para aliviar a dor de cabeça foi mais comum entre homens (36% dos participantes) do que entre mulheres (13%).
“A maioria dos pacientes (…) não tem atividade sexual durante ataques de dor de cabeça. Nossos dados sugerem, contudo, que a atividade sexual pode levar a um alívio parcial ou completo da dor em alguns pacientes com enxaqueca e em poucos pacientes com cefaleia em salvas”, concluem os autores, em artigo publicado no periódico Cephalalgia.
O neurologista Nick Silver, porém, lembra que “este é um estudo preliminar, o que limita suas conclusões”. Novas pesquisas devem ajudar a compreender melhor o fenômeno e sua causa – uma das possíveis explicações é que, durante a atividade sexual, ocorre no organismo a liberação do hormônio endorfina, o que poderia aliviar as dores.



Nenhum comentário: