Supertufão Haima leva Filipinas a declarar alerta máximo no norte do país

Tormenta tem ventos de mais de 200 km/h.



As autoridades das Filipinas declararam nesta quarta-feira (19) o alerta máximo no norte do país diante da chegada do tufão Haima, que deve alcançar na quinta (20) esta área do arquipélago com "ventos devastadores", de mais de 200 km/h.
O serviço meteorológico Pagasa estabeleceu o nível 4 de alerta, o mais elevado, nas províncias de Cagayan e Isabela, localizadas na costa oriental da ilha de Luzon.
O Haima, chamado Lawin nas Filipinas, foi ganhando força em seu avanço pelo Pacífico e é esperado que chegue no norte do país com ventos constantes de 220 km /h, segundo Pagasa.
De acordo com a escala do Pagasa, o alerta 4 prevê a destruição total de estruturas leves, danos severos em edifícios construídos com materiais mistos, corte do fornecimento de energia elétrica e de comunicações, além da queda da maioria das árvores.
No boletim matinal, a mesma agência declarou como sinal 3 de alerta em outras quatro províncias onde se preveem rajadas de vento de até 270 km/h.
O tufão está a mais de 400 km das Filipinas e avançava a 26 km/h, segundo o Centro Conjunto de Alertas por Tufão (JTWC, sigla em inglês) administrado pelos Estados Unidos.
Este serviço catalogou a tempestade como um supertufão, que avança pelo oceano com ventos constantes de 268 km/h e picos de 324  km/h.
O Heima alcançará o norte das Filipinas após a mesma área ter sido afetada, no último fim de semana, pela passagem do tufão Sarika, que causou pelo menos duas mortes.
Entre 15 e 20 tufões atravessam as Filipinas todos os anos durante a temporada chuvosa, que normalmente começa em junho e vai até novembro.
Em novembro de 2013, o tufão Haiyan, um dos mais potentes da história que tenha tocado terra, causou 6,3 mil mortes, mais de 1 mil desaparecidos e 14 milhões de afetados na região central das Filipinas.

Nenhum comentário: